Organizadores: Júlia Adão Bernardes, Ève Anne Bühler e Marcos Vinícius Velozo da Costa
Ano: 2016
Editora Lamparina
O projeto que deu origem ao livro tinha como escopo a realização de estudos e pesquisas vinculados à expansão da agropecuária tecnificada e cientificizada no âmbito da economia mundializada, privilegiando o conhecimento e a análise da dinâmica de produção e reprodução dos espaços produtivos no Cerrado mato-grossense, bem como a compreensão dos processos que instituem os novos fronts, hoje representados pela cadeia carne–grãos, associados às ações geradoras do sistema de fixos e fluxos e às formas espaciais resultantes. Nesse caminho analítico, foi fundamental o estabelecimento de nexos entre ação, tempo e espaço no intuito de apreender de que modo e em que condições essa região está sendo adaptada às novas necessidades de inserção do país na economia mundializada.
Os textos, aqui reunidos, representam um estudo coletivo, valorizado pelo trabalho de campo, e produzidos por pesquisadores de diferentes titulações e saberes diversos. O livro trata de transformações econômicas que exigem uma leitura geográfica, considerando que o conceito de espaço é de grande valia para interpretar as estratégias modernizantes dos processos econômicos. Avalia situações concretas, explicita relações sociais que ameaçam outras formas de sobreviver. Nossa intenção com esta publicação é tornar mais transparentes as implicações de ordem socioespacial da expansão do agronegócio e seus determinantes, procurando identificar o novo padrão de acumulação e analisar o arranjo espacial no atual período técnico-científico-informacional.
Sumário
Apresentação
Júlia Adão Bernardes
Ève Anne Buhler
Marcos Vinícius Velozo da Costa
As agriculturas empresariais na Argentina, no Brasil e no Uruguai: uma globalização dos espaços rurais?
Ève Anne Buhler
Martine Guibert
Denis Requier-Desjardins
O processo de construção da nova fronteira do capital na BR-163 mato-grossense
Marcos Vinícius Velozo da Costa
Técnica, território e impactos ambientais no “celeiro” das commodities agrícolas
Fabio Giusti Azevedo de Britto
Simone dos Santos Sodré da Silva
Bernardo Mansur Anache
Estratégias das empresas comerciais exportadoras da cadeia de grãos na fronteira da BR-163 mato-grossense
Júlia Adão Bernardes
Emilia Jomalinis de Medeiros Silva
O processo da produção e os agentes modeladores das cidades do agronegócio
Israella Pires Alves Gabrig
A logística e os circuitos espaciais da produção do agronegócio: uma análise do cenário mato-grossense
Francisco Vieira da Silva
De “espaço vazio” ao mercado mundial de commodities agrícolas: estratégias e relações territoriais na Chapada dos Parecis nos anos 1960 e 1970
Roberta Carvalho Arruzzo
Para baixar o livro na íntegra CLIQUE AQUI!