Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona (1993) e pós-doutorado pela Universidad Nacional de San Martín, Argentina . Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora da REAGRI (Rede de Pesquisa sobre Regiões Agrícolas) e bolsista Produtividade 1C do CNPq.
Coordenadoras
Ève Anne Bühler
Graduada em Administração Econômica e Social pela Universite Montpellier I (2000), especialista em Administração rural e Desenvolvimento pela Universite Montpellier I, mestrado em Espaços, Sociedades Rurais e Lógicas Econômicas pela Universite Toulouse le Mirail (2001) e doutorado em Geografia na especialidade ESSOR (Espaços, Sociedades Rurais e Lógicas Econômicas) pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (2006). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geografia e no do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora da REAGRI (Rede de Pesquisa sobre Regiões Agrícolas) e bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.
Membros do grupo da Profª. Júlia Adão Bernardes
DOUTORANDAS/OS
Amaral Morais Raimundo
Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação São Luís (2018), mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente doutorando em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase no tema: Geografia da Pesca Artesanal.
Cíntia Lima Gonzaga
Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Especialista em Análise Territorial pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (2016-2017), mestra em Geografia pela Universidade de Brasília (2020), cursando especialização em Gestão e Planejamento Ambiental na Universidade Estadual do Goiás (2021-2022). Atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora com ênfase em: discurso político e as intencionalidades do agronegócio e a expansão da fronteira agrícola.
Rafael Barsotti de Oliveira Castro Torres
Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2015), especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território (2018) e mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas (2020) pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Atualmente é Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Território e pesca artesanal no Brasil; conflitos socioambientais; políticas públicas e planejamento territorial.
John Wolter Oliveira Silva
Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC) - Campus XI, em Serrinha/BA. Mestre e doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana nos seguintes temas: regulação no território, normas e biocombustíveis.
Simone dos Santos Sodré da Silva
Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é doutoranda com ênfase nos temas: região e regionalização, setor sucroenergético e do etanol de milho no Brasil.
MESTRANDAS/OS
Gleice Kelly de Souza Pacheco
Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em cidades do agronegócio.
Humberto Miranda de Carvalho
Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Professor de educação pública básica nos anos finais em Paraty. Atualmente é mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em conflitos socioambientais no município sul fluminense de Paraty. Além disso, é membro do NUTEMC (Núcleo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas)- FFP (UERJ).
GRADUANDAS/OS
Émerson Manoel dos Santos Silva
Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente pesquisa às relações de trabalho no setor sucroenergéitco no Norte Fluminense.
Gustavo Alves Coelho
Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente pesquisa às mudanças espaciais ocorridas no municipío de Campos dos Goytacazes após a falência da maior parte das usinas sucroenergéitcas.
Hugo Alexandre da Silva Rodrigues
Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente pesquisa às redes de poder existentes no setor sucroenergéitco no Norte Fluminense.
Thalita Feliciano do Nascimento Silva
Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente pesquisa às questões ambientais relacionadas ao setor sucroenergéitco no Norte Fluminense.
Thiago Gomes Monteiro
Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente pesquisa à expansão do etanol de milho no estado de Mato Grosso.
PESQUISADORES/AS
Ana Carolina de Souza Felippe
Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação dos grãos no cerrado brasileiro e suas relações com o mercado internacional.
Ayrton Senna Silva do Nascimento
Mestre em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). É pesquisador com ênfase nos temas: agronegócio e agrotóxico.
Bruna de Castro Dias Bicalho
Graduada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em Redes Digitais, Terceiro Setor e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (2015), mestrado Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é doutoranda em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas / IBGE com ênfase nos temas: financeirização da terra e fronteira agrícola.
Daniel Macedo Lopes Vasques Monteiro
Graduado em Licenciatura Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), mestrado (2017) e doutorado (2024) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador com ênfase nos temas: questão indígena, agronegócio, ideologia, educação empresarial, educação do/no campo e fronteira agrícola.
Filipe Gomes Paulo
Possui graduação em Geografia pela UERJ- Maracanã (2014), mestrado em Geografia pela UFRJ (2018) e especialização em ensino de Geografia pela FACEL (2016). Atualmente é Professor Substituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participa como pesquisador do Núcleo de Estudos Geoambientais (NUCLAMB) na UFRJ e tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Regional, Geografia Econômica e Geografia Agrária.
Lucas Trajano Dreyer Ferreira
Formado em Bacharelado em Geografia pela UFRJ - 2017; Licenciatura em Geografia pela UFRJ - 2022; Mestrado em Geografia pelo PPGG/UFRJ - 2023. Entre 2013 e 2015, fez parte do LABESÇO/IPPUR/UFRJ, sob orientação da Prof Dr. Tamara Tânia Cohen Egler. Desde 2016 faz parte do Núcleo de Estudos Geoambientais - NUCLAMB/UFRJ, sob orientação da Prof Dr Júlia Adão Bernardes, trabalhando com assuntos referentes a Organização e Gestão do Território, Planejamento Urbano e Regional, Geografia Agrária e Agronegócio.
Luis Angelo dos Santos Aracri
Graduado (2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do programa R@ICES (Red de Argentinos Investigadores y Científicos em el Exterior) com ênfase nos temas de interesse: modernização do setor agrícola brasileiro e dinâmica das estruturas produtivas regionais.
Nivea Muniz Vieira
Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP (2018). Mestra em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio. É Especialista em Patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - PEP/lPHAN. Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É professora da SEEDUC e da SME, onde, também, atua na elaboração de material didático e pedagógico na área de Geografia. No Ensino Superior, atua na EAD na Licenciatura em Geografia do CEDERJ/UERJ. Sua pesquisa enfatiza a crise no mundo do trabalho, tendo como referência as condições de trabalho no agronegócio à luz das relações entre técnica, trabalho e espaço.
Patricia Cristina Rosa Santos
Graduada em Licenciatura Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é graduanda em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Fluminense com ênfase nos temas: técnica e agrotóxico.
Taiana Ciscotto Martins Lourenço
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), mestra em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Doutora em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase nos temas: condições de trabalho, trabalho no agronegócio, capital financeiro, expansão da fronteira agrícola, reforma agrária, assentamentos e políticas públicas.
Membros do grupo da Profª. Ève Anne Bühler
DOUTORANDAS/OS
Marília Raiane Rodrigues Silva
Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfases nos temas relacionadas aos conflitos socioambientais e apropriação da água
no contexto do Cerrado mineiro.
Thais Freitas Rosa
Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), mestrado Geografia dos Países Emergentes e em Desenvolvimento pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (2017). Atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase nos temas: Meio Ambiente; sustentabilidade; políticas ambientais; agropecuária.
MESTRANDAS/OS
Fernanda Merolla Piubel
Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase nos temas: justiça socioambiental, comunidades tradicionais e agricultura urbana.
Gabriel Felipe Barros
Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase na perspectiva das políticas públicas e privadas sobre o espaço rural metropolitano do Rio de Janeiro.
Rebeca Brasil Fonseca Vieira
Graduada em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (2021). Atualmente é mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GRADUANDAS/OS
Henrique Pousas Maeta
Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase na perspectiva das políticas públicas e privadas sobre o espaço rural metropolitano do Rio de Janeiro.
Júlia Campos Izecksohn
Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora com ênfase nos temas de sistemas alimentares, sustentabilidade e relações entre campo e cidade.
Pedro Bordinhão dos Santos Barbosa
Graduando em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC/UFRJ) do Núcleo de Estudos Geoambientais (NUCLAMB/UFRJ).
Raquel Souza Izquierdo Penaranda
Graduanda em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Thainá Santos Ribeiro
Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase na perspectiva das políticas públicas e privadas sobre o espaço rural metropolitano do Rio de Janeiro.