Geografias dos Discursos Hegemônicos: estratégias do agronegócio brasileiro na educação

RESUMO

O setor do agronegócio se configura como um importante agente hegemônico no Brasil na atualidade. Esse ramo econômico, a partir dos anos 2000, passou a estabelecer um modo singular de acumulação do capital. Munido de técnica, ciência e informação na produção, seus cultivos passaram a se expandir rapidamente por todo território nacional, tendo os grãos, principalmente a soja, como produto principal. Esta tese trata da construção hegemônica do setor e, para isso, buscou compreender as nuances para além da base técnica, levando em consideração as estratégias utilizadas para disseminar seus ideais. Vale destacar que a educação passou a ser acionada como instrumento de dispersão ideológica do setor. Dessa maneira, partimos do pressuposto que a educação é uma ferramenta fundamental na produção de lugares pelo agronegócio, no que tange à expansão do setor ou à sua consolidação no Brasil. O projeto político do agronegócio brasileiro não se limita somente ao campo, mas com enfoque, principalmente, na cooptação ideológica da população urbana. Assim sendo, objetiva-se analisar as estratégias do agronegócio na educação, no que concerne às suas propostas, escalas de atuação e perspectivas ideológicas, buscando compreender como o agronegócio utiliza o ambiente escolar como instrumento de construção de sua hegemonia, e quais discursos e materiais são utilizados para propagar suas ideias e concepções. Esta tese buscou desvendar o setor do agronegócio com base na teoria analítica do meio-técnico-científico- informacional de Milton Santos (1996), focando nas estratégias de expansão e no fortalecimento da psicosfera ao utilizar à educação. O trabalho debate: a construção ideológica do agronegócio no Brasil; a inserção do neoliberalismo na educação brasileira e as investidas do setor na educação, destacando os principais programas. Aplicou-se, também, a teoria de Laclau (2009), para analisarmos o discurso do programa Agrinho de Mato Grosso do Sul, buscando compreender com mais profundidade as estratégias discursivas utilizadas. Destaca-se, a partir do cenário exposto, o avanço de políticas neoliberais, seja no projeto de produção de mercadorias no campo, seja nas pautas que constroem a educação brasileira, acentuadas após o golpe de 2016 no Brasil. Esta tese demonstra o projeto político de poder do agronegócio brasileiro na busca pela hegemonia.

Palavras-chave: Agronegócio. Educação. Hegemonia. Estratégia. Análise de discurso.

Tese na íntegra – baixe AQUI.