O NUCLAMB convida todos e todas para participarem do GT 37: REGIÕES DO AGRONEGÓCIO, NOVAS RELAÇÕES CAMPO-CIDADE E REESTRUTURAÇÃO URBANA
Coordenadorxs:
Ricardo Abid Castillo (UNICAMP)
Samuel Frederico (UNESP)
Juscelino Eudâmidas Bezerra (UNB)
Eve-Anne Bühler (UFRJ)
Dimas Moraes Peixinho (UFG)
No atual período histórico, caracterizado pela forte internacionalização do modo de produção capitalista, importantes transformações de ordem técnica, política e econômica têm promovido intensa reestruturação produtiva da agropecuária brasileira. Com seu funcionamento regulado cada vez mais pela economia de mercado, movida por demandas urbanas e industriais em grande parte voltadas à exportação, a agropecuária tem se caracterizado, entre outros, pela produção de commodities, de combustíveis renováveis, de frutas tropicais e de matérias-primas para vários ramos agroindustriais. Outra característica é a apropriação de tais processos por parte de corporações multinacionais, associadas em especial ao capital industrial e financeiro, que compõem parte das novas redes de governança global que determinam como e o que se produz no campo. Estes processos provocam, localmente, importantes transformações nos espaços rurais e urbanos que asseguram a realização do processo de produção, transformação e escoamento. sociais e territoriais do trabalho das empresas e atividades do agronegócio; a reestruturação urbana e as relações campo-cidade; a especialização funcional das cidades inerente à difusão do agronegócio; as formas de governança das grandes corporações na produção e distribuição dos produtos agrícolas; a logística agroindustrial; as modalidades regionais de apropriação e controle dos recursos naturais; os impactos ambientais da regionalização produtiva, entre outros. Pretende-se, com estes debates, contribuir para a compreensão da restruturação produtiva e das dinâmicas territoriais do agronegócio brasileiro.
Vem aí mais uma edição do Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, o XIV ENANPEGE, dessa vez completamente online. Com o tema “A Geografia que fala ao Brasil: ciência geográfica na pandemia ultraliberal”. A programação do evento contará com conferências, atividades culturais, mesas-redondas, grupos de trabalho (GT’s), lançamentos de livros, homenagens, assembleias e premiações. Além disso, o XIV ENANPEGE já está com edital para submissão de trabalho aberto até o dia 21 de junho. Acesse as normas e faça agora a submissão do seu resumo expandido. Essa será a primeira vez em que o ENANPEGE acontecerá no formato online, mas com certeza a excelência e aproveitamento de toda a programação será a mesma das edições presenciais.
CLIQUE AQUI PARA GARANTIR SUA VAGA
Confira os principais prazos:
– Prazo para submissão de resumo expandido: 21 de junho de 2021
– Prazo de primeira chamada: 08 de setembro de 2021
– Prazo para submissão de trabalho completo: 04 de outubro de 2021
– Prazo de pagamento da inscrição: 08 de outubro de 2021
Contamos com sua participação!