Cadeia Carne-Grãos na BR-163 Mato-Grossense: os circuitos espaciais da produção do segmento avícola da Sadia

RESUMO

Nos últimos anos, municípios do eixo da BR-163 mato-grossense têm sido alvo de transformações profundas em virtude da chegada de investimentos de grande porte, contribuindo para alterar, sobremaneira, a organização sócio-espacial vigente. As dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais com as oscilações dos preços dos grãos no mercado internacional estão criando condições para a emergência das atividades da cadeia carne-grãos, envolvendo novos circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação, desde a produção das matérias-primas até a industrialização da carne para abastecimento dos mercados de consumo interno e externo. Nesta perspectiva, a avicultura constitui o segmento por nós analisado nesta pesquisa, a partir dos investimentos que estão sendo realizados pela SADIA no município de Lucas do Rio Verde, exigindo a instalação de novos fixos, que resultam no estabelecimento de novos fluxos, ainda mais intensos, e promovendo, possivelmente, outra configuração regional. Neste contexto, os
municípios da área concentrada da agricultura moderna participam direta e indiretamente das novas atividades implementadas a partir do processo de agregação de valor à produção. Apesar de ainda estarem em curso, tais transformações são de grande magnitude e apontam para uma nova divisão territorial do trabalho do segmento avícola da cadeia carne-grãos em escala nacional, implicando na reorganização destes espaços e corroborando a tendência de configuração de uma nova região produtiva.

Palavras-Chave: Cadeia Carne-Grãos, Circuitos Espaciais da Produção, BR-163 Mato-Grossense, Segmento Avícola, Reorganização do Espaço.

Dissertação na íntegra – baixe AQUI.